sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Shakespeare and Company

image

Não apenas uma livraria, mas também instituição e ponto turístico. É assim que é conhecida a livraria Shakespeare and Company, localizada no coração de Paris, na margem esquerda do rio Sena. A livraria foi fundada por George Whitman, um americano, em 1951. Inicialmente com o nome de Le Mistral, a livraria só passou a ter o nome como é conhecida hoje, quando Sylvia Beach dona da Shakespeare and Company original, morreu e deixou os direitos da marca para George Whitman.

Nos tempos de Sylvia Beach, a livraria foi frequentada por James Joyce e Ernest Hemingway, mas foi fechada em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Whitman trabalhou incansavelmente, até o fim da sua vida para manter a relevância que a livraria tinha e ainda tem no cenário literário. Tendo como lema um trecho de um poema de W.B. Yeats - “Não seja inóspito a estranhos, pois eles podem ser anjos disfarçados” -, ele transformou a Shakespeare and Company num abrigo para artistas iniciantes e sem dinheiro, que podiam ficar lá o tempo que precisassem, com uma única condição: que lessem um livro por dia.




George Whitman faleceu aos 98 anos de idade, no dia 14 de dezembro de 2011 - no seu apartamento que fica em cima da livraria. Sua filha, Sylvia (sim, em homenagem a antiga dona da livraria) assumiu o controle da livraria, continuando o trabalho do pai. 

image

image

O que eu mais gosto é o jeito descompromissado da livraria, pode-se ver pelas fotos que os livros são as verdadeiras estrelas. Livros por toda parte.



A livraria também tem um site muito interativo e interessante, em inglês, com mais informações sobre o lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário