Sobre o Porão Cultural

Início:

O Sebo Porão Cultural foi pra rua pela primeira vez no dia 29 de outubro de 2007, dando início a um sonho antigo, que era contribuir com a democratização e a fomentação da leitura no nosso Estado. Sem saber exatamente o que fazer - e como fazer - fui juntando livros e quando percebi já tinha uma boa quantidade pra sair nas ruas e colocar o projeto para rodar.

De forma simples e muito natural o Sebo foi ganhando forma, e o que é melhor, começou a perceber que o problema da leitura é muito mais complexo do que se pode imaginar. Pois, escuta-se falar muito sobre o baixo índice de livros lidos pelos brasileiros, como se o problema apenas fosse de nossa má vontade ou falta de hábito, mas não vejo discutirem a política livresca nacional e, acima de tudo, o que está sendo feito pra mudar tal realidade.

Sendo assim, ciente da nossa incapacidade de combater o problema na sua raiz, encontramos no sebo a nossa trincheira frente aos grandes monopólios e livrarias. Esse é o verdadeiro sentimento que nos movimenta e nos motiva a continuar com esse sonho. Porque se fosse pra pensar de forma puramente comercial, sem dúvida, já teríamos desistido.

A maior prova disso, foi termos fechado e reaberto três vezes. Sendo que da última vez ficamos quase um ano de portas fechadas, atendendo apenas pela internet. Atualmente sobrevivemos desta forma virtual e da pequena, mas sempre fiel visita de nossos clientes, que muitas vezes viram amigos e acabam nos ajudando a tocar essa empreitada. Esse é o Porão Cultural, pobre de estrutura, mas rico de sonhos e vontade.

Primeira Foto do Porão Cultural:



Sebo da Vilinha (Segunda sede do Porão Cultural):



Carro dos Sonhos (Ações Itinerantes):




Ações de Incentivo à Leitura:

- Em Igarapé-Miri









Um comentário: