sábado, 15 de dezembro de 2012

A Seleção dos 70

Este ano foi um tal de ouvir “Cantor fulano de tal está completando setenta anos”, que eu, confesso, fiquei surpresa com tamanha coincidência. Dois mil e doze foi e está sendo, o ano dos setenta anos da MPB; no qual os grandes nomes da música nacional completaram ou completariam setenta anos de idade. Dentre os nomes estão: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tim Maia, Paulinho da Viola, Nara Leão e Clara Nunes. Estão sentindo falta do Jorge Ben Jor na lista, não é? Acontece que ele não fez setenta anos - como foi muito noticiado por aí - e sim 67. Aparentemente houve um equívoco nos registros, equívoco desfeito pela revista Rolling Stone. Na verdade Jorge Ben Jor não nasceu em 1942, nasceu em 1945. 

E eu me pergunto: o que havia de tão especial em 1942, para que nesse ano tenha nascido tanta gente importante para a música brasileira?

Bom, talvez os astrólogos e numerólogos consigam responder essa pergunta. A minha intenção neste texto não é discorrer sobre essa coincidência, e sim de alguma forma chamar a atenção de vocês. E se vocês quiserem, tirem suas próprias conclusões.

E óbvio que eu não poderia falar desses septuagenários ilustres, sem dar uma amostra da genialidade deles. Segue em ordem cronológica um vídeo de cada um:

- Nara Leão (19 de janeiro de 1942 - 07 de junho de 1989):


- Gilberto Gil (26 de junho de 1942):


- Caetano Veloso (07 de agosto de 1942):


- Clara Nunes (12 de agosto de 1942 - 02 de abril de 1983):


- Tim Maia (28 de setembro de 1942 -15 de março de 1998):


- Milton Nascimento (26 de outubro de 1942):


- Paulinho da Viola (12 de novembro de 1942):

Nenhum comentário:

Postar um comentário