quarta-feira, 17 de abril de 2013

Romeu e Julieta no Cinema

Todo mundo já ouviu falar da famosa tragédia de Shakespeare, "Romeu e Julieta". De longe, uma das obras mais adaptadas e exploradas do autor - que de tão difundida, já faz parte do inconsciente coletivo: dois adolescentes se conhecem e se apaixonam perdidamente, mas há um porém, um empecilho, suas famílias - os Montecchios e os Capuletos - são inimigas. Logo, o romance dos dois é proibido. Não fosse isso, "Romeu e Julieta" não seria uma tragédia, e sim um dos romances mais previsíveis e melosos da história da literatura.

Dentre as várias adaptações já feitas para o cinema, figura entre as mais conhecidas a versão de Franco Zeffirelli, com Olivia Hussey no papel de Julieta e Leonard Whiting no papel de Romeu. 




Baz Luhrmann fez uma versão moderna da estória, que ao invés de se passar em Verona no século XVI, se passa no século XX, mais especificamente em 1996. Os diálogos, entretanto, são os mesmos  escritos por Shakespeare. Ah, e claro tem Leonardo DiCaprio interpretando Romeu e Claire Danes, interpretando Julieta. E não se chama "Romeu e Julieta" e sim "Romeu + Julieta".




Agora uma nova versão está prestes a ser lançada, e pelo trailer você percebe que temporalmente se manteve fiel a versão original. Mas se outros elementos e modificações foram feitos, só assistindo o filme para saber. Quem sabe dessa vez eles ficam juntos no final?


Nenhum comentário:

Postar um comentário