segunda-feira, 27 de maio de 2013

F. Scott Fitzgerald no Cinema

No filme Meia Noite em Paris (Woody Allen, 2011) há uma cena onde o personagem Gil, interpretado por Owen Wilson, entra numa festa e lá conhece o escritor F. Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda. Mais tarde, naquela mesma noite, ele vai com o casal até um bar onde encontram num canto, solitário, o icônico escritor Ernest Hemingway. Fitzgerald e Hemingway começam a conversar e o segundo aconselha o primeiro a se dedicar mais a escrita.



Não sei se Woody Allen teve a intenção de, ao colocar esta frase no filme deixar algo nas entrelinhas. Só sei que foi mais ou menos neste período que o filme retrata, que o autor escreveu "O Grande Gatsby". O livro não teve uma grande repercussão na época do lançamento e ficou um bom tempo esquecido. Até que foi "relembrado" e hoje encontra-se na sua terceira adaptação.



Na época retratada no filme, Fitzgerald já havia escrito o livro de contos "Tales of the Jazz Age" que inclui o conto "O Curioso Caso de Benjamin Button". Mais de oitenta anos após sua publicação, o conto serviu de inspiração para um filme homônimo de grande sucesso e repercussão.


Apesar de não ter sido um autor propriamente prolífico, F. Scott Fitzgerald criou obras pontuais. Poucos autores conseguiram ter suas obras revisitadas e constantemente exploradas como ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário