segunda-feira, 25 de junho de 2012

Descobrindo o Chile

Quando nós pensamos no Chile a primeira coisa que vem a nossa cabeça é a imagem de um país comprido e fino, cercado pela Cordilheira dos Andes banhado pelo Oceano Pacífico. Pouco se fala do Chile e da sua cena musical riquíssima. É uma pena! Eu, por exemplo, só comecei a atentar para este fato depois que conheci a banda Chico Trujillo - pioneira da Nueva Cumbia Chilena -, o que despertou o meu interesse sobre o que está rolando lá. Na minha pesquisa eu encontrei uma banda chamada Juana Fé, e ela exerceu em mim o mesmo efeito viciante do Chico Trujillo. Não sei se é a empolgação causada por uma sonoridade diferente; sei lá, acho que nossos ouvidos estão tão acostumados a ouvir quase sempre as mesmas músicas, que um som diferente quebra o tédio.

E Juana Fé tem uma história muito interessante. Ela surgiu na periferia de Santiago em 2003, fruto de um projeto social que tinha o objetivo de unir histórias com ritmos populares. Deu certo. A banda, baseada, coincidentemente no bairro Brasil já está no seu terceiro CD, La Makinita lançado em 2010; sendo que recentemente fez um show em São Paulo. Quem manja de espanhol ou se garante no portunhol pode ver o site da banda que é muito bacana. Vou deixar aí embaixo uma provinha de Juana Fé.

A primeira música é do primeiro disco, Con los pies en el barrio (2004) e se chama Barrio Viejo:


Callejero é até agora a minha música preferida - impossível ouvir uma vez só - e faz parte do disco Afrorumba chilenera de 2007. O clip é simples, porém igualmente interessante:


E por último. La Makinita do terceiro disco de mesmo nome, lançado em 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário