sexta-feira, 22 de junho de 2012

No calor da Cumbia com Chico Trujillo

Recentemente eu estava ouvindo umas cumbias no you tube, quando cliquei num vídeo e descobri uma banda chilena chamada Chico Trujillo. E desde ontem a noite já ouvi uma porrada de músicas da banda. Eu realmente fiquei surpresa com a qualidade das músicas, inicialmente pensei que fosse uma banda antiga, mas não! Essa banda existe desde 1999, sendo que o primeiro CD foi lançado em 2001. E eu nunca, sequer, ouvi falar nela; tudo bem que eu não sou a pessoas mais informada do mundo, porém eu sinto que aqui no Brasil nós somos um pouco distantes e alheios com o que se passa nos outros países latino americanos. Principalmente porque Chico Trujillo é uma banda que tem uma boa repercussão, já fez vários shows na Europa, inclusive durante a minha pesquisa vi que eles fizeram show no Coachella e tipo, não é qualquer bandinha que se apresenta lá.

Chico Trujillo é uma banda chilena de Nueva Cumbia (de acordo com o google) - eu nem sabia que existia essa vertente - que faz uma mescla de cumbia clássica com outros ritmos, como a salsa, o bolero, reggae, ska, entre outros. Assim, só ouvindo pra saber, porque sério, a banda é muito boa. Acho que quem não curte muito ritmo latino ou não está acostumado a ouvir pode até soar estranho, mas pra mim é um achado. Sei que estou soando como se tivesse chapada de ecstasy, mas é apenas a empolgação de ter feito uma boa descoberta. Outra coisa que eu gostei muito foi a estética do grupo, o site  é muito legal, com uma pegada retrô (e eu me amarro nisso) e lá você clica no item discografia onde tem as capas de todos os discos da banda que são muito bacanas! 

A banda não tem muitos clipes, pelo menos eu não encontrei, mas no you tube dá para ouvir um monte de músicas deles. Um dos poucos clipes que eu encontrei, foi da música “Loca”, que eu não consegui situar propriamente a qual disco ela pertence, pois tem umas três músicas intituladas “Loca” em três discos diferentes. Então eu não sei se é tudo a mesma música que foi regravada várias vezes, ou se são músicas diferentes com o mesmo nome. Mas o que importa é que essa “Loca” é bem legal, sem contar que o clip é muito fofo.




A banda fez um show aqui no Brasil dia 1 de junho, junto com a banda Móveis Coloniais de Acajú.

Vou deixar aí embaixo mais dois vídeos da banda.

O primeiro é da música “El Tren” do primeiro disco intitulado Arriba las Nalgas (2001):





E o segundo é de uma apresentação da banda no Chile em 2008, onde eles cantam a clássica “Al Calor de la Cumbia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário