domingo, 22 de julho de 2012

A sátira do sitcom



Sitcom ou seriado é um gênero muito explorado lá fora, especialmente nos Estados Unidos, onde todos os anos diversas emissoras tentam emplacar algum seriado novo. E eu me pergunto: até onde isso vai?, porque é óbvio que estamos vivendo um boom. Há alguns anos atrás era somente uns e outros, que você contava nos dedos; mas atualmente são tantos, que se tornou humanamente impossível dar conta de tantas séries. 

Eu, apesar de ser fã do gênero, acompanho pouquíssimas séries e sempre olho reticente para os novos lançamentos - alguns com temas absurdos e batidos. Custa acreditar que tem uma equipe sensata, trabalhando nesses projetos. Então, na maioria das vezes, eu já olho e penso “Não vai emplacar” e não emplaca. Por que eles colocam no ar, então? Desespero? Ou eles apenas jogam vários aleatoriamente, na tentativa que apenas um se salve? 

Provavelmente eu nunca teria assistido “Episodes” por iniciativa própria. Calhou de eu estar, dia desses, trocando de canal, quando eu me deparei com a série; justo numa cena com o Matt LeBlanc, e como eu era fã de Friends; acabei parando pra assistir. Os minutos finais que eu assisti foram suficientes para me cativar; tanto que eu acabei assistindo os outros episódios, e sem um pouco de pesar admito que me viciei. 

A série é sobre um premiado casal de roteiristas britânicos, que recebe uma oferta para adaptar uma série de sucesso criada por eles, na TV americana. Mas eles acabam perdendo o controle da situação, assim que eles chegam lá e são obrigados a aceitar Matt LeBlanc (que interpreta ele mesmo) como protagonista do programa, o qual não tem nada a ver com o perfil do personagem. Por isso, eles se veem forçados a mudar completamente o enredo original. 

Episodes é a perfeita sátira a TV americana e esse excesso de sitcom. Tem o executivo que só quer saber de audiência e que tem um caso com a assistente; cuja mulher cega vive promovendo eventos beneficentes. A atriz que já fez tantas plásticas que ninguém sabe quantos anos ela tem. E o Matt que faz a caricatura de si mesmo. 

Tudo isso com diálogos recheados com muito humor e sarcasmo. Quem curte esse tipo de humor vai gostar da série, cuja segunda temporada foi exibida recentemente. E eu confesso que estou cruzando os dedos, torcendo para que haja mais temporadas.

Abaixo o trailer da primeira temporada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário