terça-feira, 28 de agosto de 2012

Não vote por gratidão e por carinho

Não vou citar nomes.

Este não é um blog político, nem pretende sê-lo, portanto, não pretendo polemizar. Mas existem situações que não dá para ignorar.

Como todos já sabem, teremos eleições para vereador e prefeito. E como é de praxe: propaganda política no rádio e TV. Numa, em especial, uma mulher diz que nem sabia qual era o candidato de fulano de tal, mas já sabia que ia votar nele - por gratidão e por carinho - por tudo o que fulano de tal tinha feito.

Primeiro. Gestão pública não é um ato de filantropia. A pessoa que foi escolhida pelo povo, está sendo paga para estar ali, exercendo aquela função. Não há caridade, ela não está tirando o dinheiro do próprio bolso para asfaltar sua rua e fazer obras públicas. Pelo contrário, ela está fazendo uso do dinheiro arrecadado pelos impostos pago pelos eleitores. Pagos por mim, por você, pelos seus pais; sua tia e até pela “senhora grata” na propaganda.

Segundo. Eleição não é um relacionamento amoroso agonizante. Não há espaço para sentimentalismo e consideração neste caso. Você tem que analisar as propostas dos candidatos, seus históricos; e a partir daí escolher qual é o melhor. Ninguém deve se sentir impelido a votar em alguém por ser o candidato do fulano-que-asfaltou-seu-bairro. Ou porque é amigo de um primo seu, etc. O voto é secreto, lembrem-se disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário