terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Poesia do Samba

Muitas pessoas ainda pensam que as melhores criações artísticas, as melhores músicas são feitas por intelectuais, pessoas cultas e com muito estudo. O samba foi visto por muito tempo como um  ritmo inferior, pois era música de negros, pessoas pobres e oriundas das camadas mais simples da população.

Mas muitas das composições mais belas da música brasileira são as composições de samba. Vide Cartola. Provando que para escrever belas canções não precisa ser uma pessoa estudada, basta ter sensibilidade. 

“Quantas lágrimas” é uma das canções mais poéticas que já ouvi. Fala sobre a efemeridade da vida, onde o eu lírico se entristece ao recordar dos tempos áureos da juventude, e se lamenta por não poder mais revivê-los. A música é de composição do Manacéa, e aqui nesse vídeo ele a canta junto com a Velha Guarda da Portela. Não podia ser mais emblemático.

Letra:

“Quantas Lágrimas

Ah, quantas lágrimas eu tenho derramado,

Só em saber que não posso mais 

Reviver o meu passado

Eu vivia cheio de esperança, 

E de alegria eu cantava eu sorria, 

Mas hoje em dia eu não tenho mais,

A alegria dos tempos atrás.

Mas hoje em dia eu não tenho mais,

A alegria dos tempos atrás.

Só melancolia os meus olhos trazem, 

Ai quanta saudade a lembrança traz, 

Se houvesse retrocesso na idade,

Eu não teria saudade,

Da minha mocidade…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário