segunda-feira, 4 de março de 2013

A Insustentável Leveza do Ser

Se houvesse um concurso para escolher títulos interessantes de livros; certeza que o título do romance de Milan Kundera ficaria no top 5. O título é inspirado na teoria do Eterno Retorno, de Nietzsche, que prega que tudo está fadado a se repetir eternamente (alguma semelhança com Matrix?). Para entenderem o impacto de tal Ideia; pensem no momento mais triste de suas vidas. Pensaram? Agora, imaginem ele se repetindo milhares de vezes. Todo aquele sofrimento e lágrimas, se repetindo eternamente; sem que você possa fazer nada para romper com esse ciclo. Se formos pensar na história humana, em todas as catástrofes e guerras que assolaram a humanidade, então... Fica tudo insuportável, insustentável.

No meio desta reflexão nietzscheana há um triângulo amoroso, onde Tereza,Tomas e Sabina ocupam cada um dos vértices. Tomas é um médico avesso a relacionamentos afetivos, e mantém "amizades eróticas" com algumas mulheres. Destas, apenas Sabina - uma artista plástica excêntrica - era quem melhor compreendia e aceitava tal método. Até que aparece Tereza: uma jovem e vulnerável garçonete - única que conseguiu penetrar no mundo de Tomas. Ele ficou com Tereza porque sentiu que ela precisava dele, que sem ele, ela não poderia viver. Tereza sofria com o medo de perdê-lo. Ele era forte. Ela era fraca. Leva-nos a crer que a compaixão é mais forte que o amor.

Durante esta trajetória amorosa, ocorre um famoso episódio da Primavera de Praga, quando os russos - revoltados com as políticas de modernização, do então presidente Tcheco - marcharam em direção à então Tchecoslováquia e assumiram o controle do país. Tereza e Tomas vão para a Suíça, Sabina também. Lá ela conhece e se envolve com Franz - um entediado professor Universitário - que se casou com sua esposa, porque ela ameaçou suicidar-se, caso ele a deixasse. Franz encanta-se com a força e independência de Sabina; convertendo-a em uma espécie de deusa. Mas como tudo é efêmero e eterno, o triângulo ou talvez quadrilátero amoroso se desfaz.


Ps.: Eu queria me desculpar com a demora na atualização do blog. Eu andei meio ocupada e mentalmente cansada, portanto não estava com pique para escrever. Como o blog é autoral - eu não copio os posts de outro lugar - e só eu escrevo aqui; fica difícil, às vezes, manter uma certa frequência. Agradeço a compreensão de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário