domingo, 21 de outubro de 2012

The Roots of Chicha: Cumbias Psicodélicas do Peru

The Roots of Chicha é uma coletânea de Cumbias Psicodélicas. Chicha também é o nome de um estilo musical, que se originou no final da década de sessenta no Peru. No site da gravadora é possível ouvir as músicas, e se inteirar mais sobre o estilo e as bandas. Mas como o site está em inglês, coloquei aqui o parágrafo inicial  traduzido, onde explica de forma resumida sobre o que é a Chicha.


“Chicha começou no final dos anos 60, nas cidades do boom do petróleo da Amazônia Peruana. As Cumbias Amazônicas, como eram inicialmente conhecidas, foram livremente inspiradas nas Cumbias colombianas mas incorporavam as distintas escalas pentatônicas das melodias andinas, um pouco de guajiras cubanas, e os sons psicodélicos de surf guitars, pedais wah-wah, órgãos farfisa e sintetizadores moog.

Chicha, que recebeu esse nome por causa de uma bebida inca feita de milho, rapidamente se espalhou por Lima. E tornou-se a música preferida da maioria dos migrantes indígenas - que mesclaram-na ainda mais com o rock, o folclore andino e a música crioula peruana.”


Além do site, também é possível ouvir as músicas no you tube. Eu selecionei dois vídeos, para que vocês possam sentir um pouquinho da Chicha:









Ps.: Quem me falou do “The Roots of Chicha” foi o Ericson que, por sua vez, ficou sabendo através de um amigo - cujo nome não sei. Então, amigo do Ericson, obrigada pela indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário